5 Razões para adorar o Natal em Londres

13:29 Joana Santos 10 Comments

Estamos a menos de uma semana do Natal e Londres está mais luminosa do que nunca. Não há, sem dúvida, melhor altura do que esta para visitar o Reino Unido. É como entrar num conto de fadas – só falta mesmo é a neve! Resolvi, por isso, partilhar a lista de pormenores londrinos que me fazem gostar tanto do mês de Dezembro aqui por estas bandas.

Feiras de Natal

Os ingleses, ao contrário da ideia que tinha deles, fazem a vida na rua. Aos fins-de-semana, os parques – faça chuva ou faça sol – estão sempre cheios de gente, de crianças a brincar na lama ou na relva, nas poças de água ou nos baloiços e escorregas. Até mesmo durante a semana, depois do horário de trabalho, é frequente ver as ruas cheias de grupos de amigos e colegas que se dirigem para os famosos pubs ingleses. Por isso, há sempre uma lista interminável de lugares para visitar ao ar livre a qualquer hora do dia. Nesta época, as feiras de Natal enchem a cidade. Estas feiras, para além de bancas de world food, são também conhecidas por darem oportunidade aos pequenos artesãos e ao pequeno comércio de se mostrar, uma vez que há imensas barraquinhas de onde podemos tirar ideias para presentes muito originais. Para além disso, há música em muitas destas feiras e, claro, carrosséis para os mais novos. As feiras mais conhecidas são a de Southbank Centre, bem junto ao Tamisa e a de Leicester Square, perto da famosa loja de M&M’s. Mas há muitas outras, mais pequeninas, dentro de igrejas, nos Town Halls (o equivalente às nossas câmaras municipais) e em muitos outros parques e praças da cidade, como Sloane Square, onde podemos ouvir Christmas Carols.

 

Luzes de Natal

Quando se acedem as luzes das ruas mais famosas da cidade, Londres fica ao rubro. Há um evento gigantesco em plena Oxford Street, com concertos de nomes bem conhecidos do panorama musical inglês e até fogo-de-artifício. A rua fica fechada ao trânsito durante um dia inteiro e há quem faça fila para conseguir o melhor lugar desde madrugada. Este ano, as luzes ligaram-se ainda em Novembro, e houve até uma parada de brinquedos, patrocinada pela famosa loja Hamleys, que incluiu desfiles pela rua da da famosa Peppa Pig, da Barbie e do Bob, o Construtor. Mas desengane-se quem pensa que esta é a única rua iluminada. Também a Regent’s Street está iluminada, com anjos feitos de pequenas luzinhas. No ano passado, a decoração desta rua não foi a esperada, mas este ano esmeraram-se! A Bond Street, uma rua onde encontramos marcas como Dolce & Gabana, Ralph Lauren ou Prada, é outra das ruas londrinas que se destaca pela sua luminosidade. Depois, claro, há os centros comerciais e lojas de departamento. A John Lewis esmerou-se na sua montra natalícia, fazendo-nos lembrar o campo, as montanhas, a neve. A House of Frasers brilha até mesmo vista do outro lado da rua e também o Harrods vibra à distânica.




Jantares de amigos

Quando se está longe da família, tudo é um pretexto para juntar os amigos e celebrar. Afinal de contas, são esses mesmos amigos que passam a ser o nosso seio familiar neste país que não é o nosso, que não é a nossa casa. É comum, nesta semana que antecede o Natal, vermos, da rua, as outras casas cheias de pessoas, que se juntam à volta de uma mesa, muitas vezes repleta de uma imensidão de pratos de vários lugares diferentes do mundo, para celebrar a festa da família. O meu grupo de amigos também não quis ser excepção: este fim-de-semana, juntámo-nos para partilhar bacalhau à Brás e mousse de chocolate bem portugueses, mojitos mexicanos e um doce do Bangladesh. Já no ano anterior, partilhei o meu Natal, e mais tarde a minha passagem de ano, com amigas polacas. Esta é também a magia de Londres: a partilha constante de culturas e hábitos de lugares que desconhecemos.

Anúncios de Natal

Quem é que não ficou encantado com o anúncio de Natal que publiquei aqui? É impossível não adorar este casal amoroso de ursinhos de peluche. Mas também é impossível não adorar todas as outras personagens que nascem na criatividade natalícia. Adoro anúncios de Natal e adoro-os porque todos eles passam uma mensagem de paz e amor: exactamente aquilo que esta quadra deve ser. Deixo-vos aqui os meus preferidos!






Christmas Jumpers

Sabem aquelas camisolas de lã super amorosas, que vemos sempre vestidas nas personagens daqueles filmes de Natal? Aqui há uma verdadeira febre por causa dessas camisolas. Todos têm de ter a sua e há quem, depois de tantos anos, reúne já uma colecção de fazer inveja. São as Christmas Jumpers! Há camisolas para todos os gostos: as mais tradicionais e as mais originais, com luzes, com música, com brilhantes… Há até um dia em que todos têm de vestir a sua camisola e levar o espírito natalício para onde forem. As empresas, até mesmo as mais formais, permitem que os seus empregados se divirtam neste dia e, portanto, é comum ver pessoas vestidas com as suas camisolas de lã por baixo de fatos completos!

E por aí? Quais são as razões que vos fazem gostar tanto da época natalícia desse lado do mundo em que estão?

Com amor,

 Joana

You Might Also Like

10 comentários:

  1. Londres tem sempre um encanto especial, e no Natal ainda mais :)

    ResponderEliminar
  2. Londres esmera-se sempre com a sua decoração de Natal. :)

    ResponderEliminar
  3. Uma das melhores coisas do Natal são mesmo as decorações das cidades, adoro!
    www.trendyroom.pt

    ResponderEliminar
  4. Nunca fui a Londres, mas este post deu-me um cheirinho da magia que se sente aí e uma vontade acrescida de visitar a cidade do Natal. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. adorei o post, e quero tanto conhecer Londres é dos meus maiores sonhos(:
    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Adorei este pormenores sobre uma terra para mim desconhecida! É bom ter quem nos traga estes detalhes para nós desconhecidos, obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana!
    Que post maravilhoso!!
    Londres já é uma cidade fantástica e nesta altura fica ainda mais bonita e inspiradora!
    Aproveito para te desejar um Feliz Natal a ti e aos teus!
    Beijinho enorme*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Catarina! Feliz Natal! Muitos beijinhos. :)

      Eliminar