Começar a semana a agradecer

21:55 Joana Santos 7 Comments


Tudo aquilo que damos ao mundo é-nos retribuído. Se o tratarmos mal, ele presentear-nos-á com dor, sofrimento, frustração. Se o tratarmos bem, a nossa vida fluirá com bem-estar. Por outras palavras, aquilo que cultivamos será aquilo que vamos colher. Mais que não seja, se não quisermos ver isto do ponto de vista da lei da atração, porque quando nos sentimos irritados e tristes fazemos com que a nossa visão fique turva, enervamo-nos, perdemos a calma e a racionalidade e bloqueamos. Que coisas boas conseguimos fazer quando nos encontramos neste estado? Nada.
Mas, quando cultivamos o bem dentro de nós próprios, quando nos preocupamos em compreender o nosso interior e o mundo que nos rodeia, quando olhamos para a vida com uma atitude positiva, conseguimos ter uma visão clara de tudo. Mesmo quando há algo que não nos corre bem, que não corre como nós desejávamos, que nos faz dar voltas de 180 graus, se procurarmos um porquê para o que aconteceu ter acontecido assim, se procurarmos uma lição a retirar, se nos preocuparmos em ser racionais ao invés de nos queixarmos, de nos maltratarmos e de maltratarmos o mundo, vamos conseguir encarar a nossa vida com clareza e tudo o que virá depois virá por bem. Cresceremos assim.
Este bem que deixamos que cresça dentro de nós chama-se gratidão. Quanto mais lhe damos, mais ela nos dá motivos para estarmos gratos por tudo o que temos. Quanto mais razões encontramos na nossa vida para estarmos mais gratos, mais razões vamos encontrando. Quanto mais vamos agradecendo, mais motivos nos vão sendo dados para agradecer. Porque estar grato é expressar aquilo que está dentro de nós: é expressar-nos verdadeiramente.
E eu estou grata por me poder expressar.

Hoje, precisava de escrever isto. Hoje, precisava de ler isto.

Com amor, 
Joana

You Might Also Like

7 comentários:

  1. Acredito muito nessa lei da atração. E também acho que ganhamos muito bem se cultivarmos coisas boas dentro de nós. Claro que nem sempre é fácil ver o lado positivo das situações, claro que há dias em que os nossos limites são ultrapassados e temos as emoções à flor da pele... Tudo isso faz parte, mas se começarmos a olhar mais para o nosso interior, se aprendermos a valorizar as nossas conquistas e se percebermos que não é a raiva que nos levará a bom porto, então passamos a construir um caminho com mais luz. E sermos gratos faz parte desse processo. É uma parte fundamental.

    ResponderEliminar
  2. Comecei a seguir o teu blog para me ajudar na minha mudança para Londres e agora sinto-me verdadeiramente inspirada pela tua filosofia de vida.
    Tão bom encontrar pessoas assim nos dias que correm :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, M. :)
      Obrigada pelas tuas palavras. Deixa-me mesmo muito feliz saber isto! Se puder ajudar em algo na tua mudança, é só dizeres! Um beijinho!

      Eliminar
  3. Muito bom dia minha querida Joana!!
    Vejo que o teu blog está com uma cara nova, mais arejado!! Perfeito para receber a Primavera que está por aí a chegar!
    Adorei ler estas tuas palavras, nada melhor para começar uma semana do que começar por agrardecer!
    A gratidão transformou os meus dias e graças a ela deu-se uma mudança enorme em mim! Não há um único dia em que eu nao agradeça. acredito piamente na força que este sentimento traz á nossa vida!
    Beijinho grande grande princesa*

    ResponderEliminar
  4. r: Concordo! A partir do momento em que temos vivências em determinados lugares, eles também passam a ser um pouquinho de nós, a guardar a nossa história, e por isso mesmo nunca nos serão indiferentes. Obrigada pela tua partilha :)

    ResponderEliminar
  5. Aiiii Ju! Tu inspiras-me tanto tanto tanto. A sério. Tens um coração tão puro e fico sempre tão relaxada só de te ler. Que delícia começar o dia com textos teus.
    Gratidão é das coisas mais belas e que a longo prazo nos faz melhor. As pessoas ficam sempre "Agradecer? Eu quero é fazer mais!" E esquecem-se que o simples facto de dizer Obrigada nos pode proporcionar coisas fantásticas.
    Gosto muito de como escreves e o blogue está muito bonito! (Eu já o adorava antes!)

    ResponderEliminar