Casa.

10:00 Joana Santos 4 Comments


Cheguei a Londres a 30 de Junho de 2015. Vim livre de razões para ficar. Vim também sem razões para voltar atrás. Acredito que quando saímos do país que nos viu nascer e crescer vamos atrás do nosso espírito aventureiro: por muito que queiramos acreditar, nunca mudamos de país com o coração cheio de certezas. A incerteza é, aliás, aquilo que caracteriza a mudança. Mas atiramo-nos de cabeça. Eu atirei-me de cabeça, de corpo inteiro. Escolhi abraçar a vida num novo país: descobri-lo, aceitá-lo, vivê-lo. Mas longe de acreditar que um dia viria a sentir-me em casa aqui. (Demorei muito tempo a compreender esse conceito: casa. Demorei exactamente oito meses de Londres e uma noite de Lisboa.) Mas a verdade é que um dia, às 5:30 da manhã, ao atravessar um parque no este da cidade, a caminho do trabalho, olhei pela janela do autocarro e, vendo todas as luzes cintilantes lá ao fundo, acreditei nunca mais querer ir embora. Olhando para trás, se não fosse essa noite em Lisboa, tantos meses mais tarde, talvez o sentimento de pertença a este lugar tivesse ficado. Não porque fosse real, mas porque demoraria mais uma vida a entender o sentido da minha mudança. Hoje, sei que não sou eu que pertenço aqui, mas é cada coisa bonita que Londres me deu que pertence à minha história. E essa história londrina continuará em mim, mesmo que eu não continue por cá. Se alguma certeza havia, no meio de tantas reticências que mudar de país me fez colocar, era a de que, custasse o que custasse, iria ver respondidas muitas questões sobre mim. E, hoje, aqui sentada a escrever, sei que não podia ter encontrado melhor forma de as ver respondidas e sei que chegou o momento de tomar consciência dessas mesmas respostas. Não, não tenho resposta para tudo. Sei que há respostas que vou encontrar noutro lugar ou que, já existindo dentro de mim, haverei de entender através de outras aventuras, mas, por agora, tenho o suficiente para prosseguir. E estou feliz.

{A publicação era sobre outro assunto. Mas a verdade é que foi isto que saiu. É o que acontece quando deixo o meu coração falar.} 


You Might Also Like

4 comentários:

  1. Nota-se bem o quanto colocas o teu coração em tudo aquilo que escreves!
    Londres será sempre um bocadinho tua, por tudo o que lá viveste, cresceste e construíste. Por mais voltas que a tua vida dê, este fragmento será sempre um pedaço da tua história. E dá para perceber o quanto estás feliz e grata por teres abraçado esta cidade como se fosse a tua casa, mesmo que tenha demorado a compreender.

    ResponderEliminar
  2. O teu coração fala sempre tão bonito minha querida!
    Beijinho enormeee!

    ResponderEliminar
  3. Eu demorei se calhar meio ano :) e uma viagem à Bila. Percebo perfeitamente o que falas...

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar