3 livros para ler este ano

12:29 Joana Santos 8 Comments

Adoro comprar livros. Gosto de os ter na mão, de folheá-los, de me encher de expectativas. Gosto do os trazer para casa e de me sentar, acompanhada de um bom chá, a lê-los. Adoro seguir as aventuras das personagens, inspirar-me com frases simples, deliciar-me com ensinamentos preciosos. Sou assim desde que me conheço. Antes mesmo de saber ler, eles andavam sempre comigo: imaginava histórias através das imagens. Foi assim que cresci. Rodeada de livros. Leio no metro, à espera de uma consulta, antes de adormecer. E é frequente ler mais do que um livro ao mesmo tempo. Neste momento, por exemplo, O Livro do Hygge, The Silk Roads, As Primeiras Coisas e As Três Vidas são os livros que me têm acompanhado para todo o lado: consoante o estado de espírito, decido qual deles vai andar dentro da minha mala em determinado dia. Mas também há algo que tenho tentado fazer: dar-lhes uma nova casa, assim que acabo de os ler. Não só eles merecem ser partilhados como eu posso arranjar espaço para que outras palavras cheguem até mim. Deixo-os em autocarros, bancos de jardim ou à porta de casas. Por isso, se encontrarem um livro com uma mensagem dentro dele, de mim para vocês, não estranhem: levem-no convosco. Para além disso, em 2017, arranjei outra solução para a minha febre dos livros: em todos os outros anos, fiz uma lista interminável de livros que queria ler e acabei por cosnseguir ler apenas uma pequena parte. Síndrome de ratinho de biblioteca. Por isso, este é o ano de prioritizar. Escolhi três, sim, três!, livros que tenho - obrigatoriamente - de ler. Escolhi-os porque ou já me falaram muito bem deles ou eu tenho a sensação de que me fará muito bem ler. É isso que eu quero para o meu ano, certo? Felicidade e equilíbrio, aprendizagem e crescimento. A minha lista de livros para o novo ano tem exactamente de reflectir essa minha escolha de objectivos. 

Women Who Run With The Wolves, Clarissa Pinkola Estes
Neste livro, que nos fala de mulheres conscientes do seu poder e da sua força, mulheres livres, mulheres confiantes, fazemos uma viagem ao longo dos séculos, que nos mostra a forma como a sociedade, maioritariamente dominada por homens, condiciona e reprime a beleza de ser mulher. Quantas vezes somos inferiorizadas? Quantas vezes somos trocadas por homens, supostamente mais capazes? Este ano, um dos meus objectivos é também conectar-me mais comigo mesma e isso inclui conectar-me com o meu poder enquanto mulher, com as inifinitas possibilidades que isso traz ao meu ser e ao mundo. Através destas histórias sobre wild women, espero também eu ganhar consciência da minha capacidade de o ser.

{ Imagem retirada daqui }

Yoga-me, Filipa Veiga
A minha prática de yoga tem, desde meados de Março de 2016, sido uma montanha russa. Pratico muito menos e, quando o faço, sinto-me menos dedicada ao momento. Estar ali, no tapete, é mais um sacrifício do que propriamente uma aprendizagem e um avançar neste caminho que é o mundo do yoga. Sinto que, sobretudo, me falta inspiração. Hoje, este livro chegou a minha casa e eu pude, finalmente, experimentar novamente aquela sensação boa de chegar ao tapete, de saber que é o momento de estar comigo própria, descobrindo-me. Constatei novamente que não há nada melhor para me sentir capaz de voltar à prática do que uma yogini que eu admiro. Yogini esta que é também jornalista. Uma combinação perfeita. A Filipa Veiga trocou o ballet pelo yoga, Portugal por Bali e uma vida de jornalista pela serenidade de ensinar aos outros a calma que ela própria transpira. Já tive oportunidade de aprender com ela muito sobre aquilo que é ser jornalista e inspirar através das palavras, quando trabalhámos juntas para o Yogi Times. Agora, é a vez de descobrir com ela os segredos desta forma linda de viver - o Yoga. O livro reúne a história desta prática universal e da prática da Filipa, bem como um conjunto de sequências de yoga que podemos experimentar e um receitas nutritivas para fazer bem ao nosso corpo.

{ Imagem retirada daqui }

Sparkle Joy, Marie Kondo
Okay, a culpada de este livro estar na minha lista é a Mariana. No dia em que me encontrei com ela (e com aquele chá delicioso!), no Porto, falámos da Marie Kondo e das suas técnicas para libertar espaço nas nossas vidas para o que realmente interessa. Deixou-me logo curiosa. Quem me conhece, sabe que destralhar é uma das minhas palavras preferidas e o minimalismo é um dos valores base para a minha vida, que, embora nem sempre seja fácil de seguir, orienta-me o caminho. Para quê atafulhar a nossa vida de coisas, certo? Depois de estarmos juntas, li esta publicação no Chá&Girassóis e tornou-se óbvio para mim que o livro da Marie Kondo teria de ir obrigatoriamente para a minha lista de livros a ler em 2017. Ora digam lá que não é de querer ler: "destralhar tendo por base a alegria que as coisas nos transmitem", como escreve a Mariana, é a ideia princial do livro. Pensem só nas mudanças positivas que iam acontecer na nossa vida! (Querem saber o que é isto da arte de destralhar a casa e o coração? Em breve falar-vos-ei sobre o assunto aqui no blogue.)

{ Imagem retirada daqui }
Para mim, estes livros reflectem exactamente aquilo que eu quero atingir este ano. Não há espaço, em 2017, para que a negatividade retire a possibilidade de conseguir o que quero!

E por aí? Quais são os livros que não podem mesmo deixar de ler este ano?

Com amor, 
Joana

You Might Also Like

8 comentários:

  1. Olá princesa Joana!

    Livros,uma das minhas paixões!
    Gosto imenso de ler por todas as razões que mencionas aqui e mais algumas! Adoro e pronto! Livros e chá então??!! Uma combinação deliciosas com toda a certeza!
    O livro da Filipa foi uma lufada de ar fresco nos meus dias, adorei cada palavra, se eu já amava praticar Yoga, ao ler o livro fiquei ainda mais apaixonada por esta prática e por tanto que ela me dá!
    Se gostas de destralhar vais adorar ler os livros da Marie Kondo, eu li os dois livros dela e embora tenha gostado mais do primeiro "Arrume a sua casa, arrume a sua vida", os dois tiveram um efeito maravilhoso em mim. Quem gosta de destralhar não consegue ler o livro e ficar quieta, e mesmo os que não gostam, duvido que fiquem!!
    Um dos livros que quero comprar agora, (tenho sempre uma lista comigo), é um dos que mencionas aqui, O Livro do Hygge. Estou mesmo curiosa!! Pelo que já li sobre ele parece-me que vou gostar muito!
    Vou deixar-te aqui o nome de um livro que não sei se já leste, mas pelo que me escreveste no meu blogue acho que vais gostar de o ler, " Desperdício Zero" da Bea Johnson.
    Beijinho enorme e muito obrigada por estas partilhas deliciosas**

    ResponderEliminar
  2. Ola! Vou dar uma olhada neste yoga me, sempre tive curiosidade. Eu adoro os classicos, entao sao os que quero ler, entre eles Ratos e homens e A leste do Eden, ambos do John Steinbeck.

    ResponderEliminar
  3. Que iniciativa tão gira, essa de partilhar os livros! O mundo precisa de mais iniciativas dessas — tenho a certeza que ia ser um mundo melhor :) também gosto muito de ler nos transportes e enquanto espero por uma consulta, mas não consigo ler mais do que um ao mesmo tempo *hihi* tenho especial interesse por policiais mas este ano gostava de diversificar a leitura. O livro do Hygge está na lista (talvez pelo buzz todo que se criou à volta dele) e vou aceitar as tuas sugestões daqui!

    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Também adoro ler livros, mas prefiro pedir emprestado a amigos ou alugar em bibliotecas ^^
    Não conhecia nenhum dos livros, o Sparkle Joy da Marie Kondo parece ser muito interessante :)

    Beijinhos
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Revi-me tanto na parte inicial do teu texto! Só não gosto de ler desde sempre. Já partilhei que ganhei o gosto pela leitura tarde e tenho mesmo pena disso. Mas a verdade é que desde que o conquistei não tenho parado. Há livros/histórias maravilhosas! Além de que um livro é mesmo uma excelente companhia.
    Tenho cada vez mais curiosidade em relação ao "O Livro do Hygge". Relativamente aos que queres ler, só conheço o da Filipa Veiga de nome e achei o último bastante interessante :)

    r: Que sorte! Adorava vê-los ao vivo *.*

    ResponderEliminar
  6. Tão bacano da tua parte deixares os livros espalhados por aí =)
    Eu tambem compro muito mais do que leio, então fiz um trato comigo mesma em que só iria comprar cinco livros este ano, a ver se leio o que está na estante!
    Lês tantos ao mesmo tempo! Eu leio dois no maximo, um com uma historia fluida e outro mais técnico.
    Boas dicas de livros, fora o da marie kondo que não me ajuda grande coisa pois eu já sou uma destralhadora por natureza, vou dar uma checada melhor.

    Viver a Viajar

    ResponderEliminar